domingo, 7 de novembro de 2010

COMPREENSÃO


A palavra é COMPREENSÃO
A palavra COMPREENSÃO significa: perceber, entender e observar a totalidade das características gerais de uma idéia ou de um acontecimento.
Na Bíblia Sagrada, na carta aos Efésios: 3.17-19ª está escrito: “para que Cristo, habite pela fé nos vossos corações; afim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento e a altura, e a profundidade. E conhecer o amor de Cristo”.
COMPREENSÃO é ter a capacidade de enxergar o mundo segundo a ótica do outro. É ter o entendimento de que as falhas dos outros poderiam também ser as nossas falhas, que a fragilidade do outro poderia também ser a nossa fragilidade.
COMPREENSÃO é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro só por um momento. É entender que não somos mais importantes do que todo mundo. É saber que nós também precisamos ser compreendidos.
COMPREENSÃO é entender que o mundo a nossa volta está cheio de coisas diferentes com pessoas diferentes, que pensão diferente, que agem diferentes e que todos ao mesmo tempo precisam de COMPREENSÃO.
COMPREENSÃO é perceber que outras pessoas existem que assim como nós elas têm o direito de sorrir, de andar, de sonhar, de vencer ou até mesmo de nos superarem em determinadas áreas da vida.
Não existe vida feliz sem COMPREENSÃO. Quando ela se torna escassa nascem os conflitos, quando falta surgem guerras, mas quando desaparece completamente já não há mais vida.
Entender a dor do outro, sorrir quando for oportuno, aplaudir quando merecido, ouvir quando for preciso é compreender que sem existência das outras pessoas o mundo seria extremamente monótono.
Certa vez conduziram uma mulher que foi acusada de adultério, até e perguntaram-lhe o que deveriam fazer. Então Jesus disse: “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra...”. O resto da história nós sabemos, ninguém pode atirar pedra alguma. Jesus mostrou naquele momento que existem dois tipos de COMPREENSÃO, a minha e a do outro.
A denúncia era verdadeira, se ela tinha que ser julgada, logo, todos também deveriam julgar a si mesmos. Pois querer ser compreendido é saber exercitar a arte da COMPREENSÃO.
Segundo a COMPREENSÃO bíblica, todos dobrarão os seus joelhos em adoração a Deus. Os que nunca compreenderam ou os que sempre ou quase sempre, praticaram a ação do bom viver da COMPREENSÃO.
Jesus compreendeu nossas fraquezas, oferecendo-nos nova oportunidade de restauração. Deu-nos a capacidade de percepção e nos ensinou por meio de parábolas que é inteiramente possível enxergarmos as coisas de um jeito diferente.
Precisamos ter a COMPREENSÃO de Deus, pois “ele nos amou primeiro”.
A Paz do Senhor!

Um comentário:

  1. a paz do senhor jesus cristo que Deus abençoá todos vcs gostei muito dessa reflexão me ajudou muito pastor, fique na paz de DEUS.

    ResponderExcluir