quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PACIÊNCIA

A palavra PACIÊNCIA significa: calma e despreocupação

Na Bíblia Sagrada, no livro de Romanos: 15.4, está escrito: “Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança”.

PACIÊNCIA é uma dádiva de Deus, que permite-nos suportar os maus momentos da vida com esperança e confiança. É ter a habilidade de controle emocional que permite remover o sentimento de ansiedade. É não se angustiar, embora esteja diante do perigo. É reconhecer que mesmo nos instantes mais difíceis da vida sempre existirá uma saída.

PACIÊNCIA é um dom que nos ajuda a vencer os problemas diários. Até mesmo os hospitais chamam seus clientes de pacientes porque precisam esperar com PACIÊNCIA. É superar os problemas familiares. É o que nos ajuda a rever nossas decisões. E nos auxilia a derrotar o sentimento de ódio, que tanto maltrata o corpo, a mente e o espírito humano.

Segundo a ciência oriental, a falta de PACIÊNCIA impede o bom funcionamento dos órgãos vitais dos seres humanos, causando diversas doenças. Segundo a ciência ocidental, 5 minutos de raiva ou ansiedade extrema, faz com que o sistema imunológico pare de funcionar adequadamente durante 6 horas. Também, segundo a psiquiatria de 3 a 10 segundos de falta de PACIÊNCIA, em uma discussão acalorada pode terminar de forma trágica com a vida de alguém.

PACIÊNCIA é entender que os ruídos à nossa volta em algum momento irão findar-se, e que em vez de ruídos teremos calma e paz.

Brigar contra algo que não está sob nosso controle é desperdiçar energia desnecessariamente, pois determinadas coisas na vida se resolvem apenas com o tempo, e que nesse ponto, somente exercitar PACIÊNCIA será a única forma de não falar o que não convém ou impedir uma atitude equivocada.

PACIÊNCIA é sorrir, algumas vezes, mesmo que você esteja com a razão. A final de contas, você também já deve ter cometido algum erro!. Por isso, algumas vezes é melhor acalmar-se e procurar resolver as situações difíceis com tranqüilidade.

PACIÊNCIA é, portanto, a habilidade de viver melhor fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Pois, saber conviver entre as pessoas amigavelmente ou no mínimo sem contendas é reduzir as chances de um ataque depressivo ou um ataque cardíaco, por exemplo. Por isso, a falta de PACIÊNCIA tem destruído a humanidade, pois amaldiçoam em vez de bendizerem ao Senhor.

Jesus nos ensinou a exercitarmos a PACIÊNCIA. Ao ser conduzido à presença dos tribunos e ao presidente da província, depois ao tetrarca Herodes, não entrou em desespero. Mas, com PACIÊNCIA ultrapassou o sofrimento e a dor. E na ressurreição venceu a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário